Instituto Edésio Passos • Comunicação

INSTITUTO
EDÉSIO PASSOS

CIDADANIA,
DEMOCRACIA E
LIBERDADE

Para homenagear a trajetória de coerência e lutas que marcou a vida de Edésio Passos, advogado, escritor, poeta, militante político, jornalista e ativista de grandes causas humanitárias, um personagem da história da democracia brasileira, surge o Instituto Edésio passos, do qual nosso diretor de criação, Mauricio Ramos, é também membro fundador.

Por iniciativa do seu filho, André Passos, e do Escritório Passos & Lunard, a entidade, lançada em 04 de abril de 2017, passa a desenvolver políticas em homenagem à preservação da memória de Edésio e de seu legado na política, na luta dos trabalhadores, na resistência à ditadura, no meio ambiente, na advocacia trabalhista e no jornalismo, bem como à continuidade de sua atuação pela justiça e democracia e à criação de novos projetos em favor desses ideais.

Todos os membros do Instituto tiveram relevância na vida de Edésio Passos, atuando como seus assessores ou conselheiros e fazendo parte de sua trajetória, são conhecedores dos objetivos e crenças de Edésio e tiveram parte significativa de suas formações influenciadas por seus ideais. Este foi o critério usado para embasar a criação do grupo que se reúne em torno do Instituto.

Desenvolvendo cursos, palestras, seminários, debates e outras atividades ligadas aos eixos Cidadania, Democracia e Liberdade, o Instituto Edésio Passos é um projeto perene para a sociedade, um espaço de aprendizado e encontros. Conheça o Instituto, associe-se e participe de suas atividades.

Acesse:

www.institutoedesiopassos.com.br

www.facebook.com/InstitutoEdesioPassos

www.defesadetrabalhadores.com.br

Youtube: defesa.tv

“O que mais me orgulho da profissão que escolhi é que todos os atos que participei resultaram na construção de uma vida melhor para milhares de trabalhadores e trabalhadoras” – Edésio Passos

Resultados

60 MIL PESSOAS DEBATENDO A DEMOCRACIA

Ao longo da Semana Edésio Passos, realizada entre 3 e 7 de abril de 2017, onze palestrantes nacionalmente reconhecidos proferiram palestras, centenas de pessoas assistiram no Salão Nobre da UFPR e quase 60 mil acompanharam através das redes sociais do Instituto, fazendo deste um grande evento do meio jurídico, social e acadêmico. A Semana Edésio Passos trouxe importantes conferências ligadas à cidadania, liberdade, direito, ética e democracia. O Instituto tem por objetivo fazer deste evento uma atividade nacional anual, referência na área do direito no Brasil, trazendo sempre temas pertinentes à sociedade brasileira. Já estamos trabalhando na II Semana Edésio Passos, que acontecerá em abril de 2018.

PORTAL DEFESA

O portal Defesa de Trabalhadores reúne notícias, artigos, vídeos, entrevistas e outros conteúdos exclusivos acerca do mundo do trabalho. Neste canal, a sociedade pode se manter informada sobre questões pertinentes a todos os trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, especialmente no âmbito jurídico e social.

SEDE HISTÓRICA

A sede do Instituto está localizada no endereço onde figurou durante anos o histórico escritório de Edésio Passos. O espaço foi palco de inúmeras decisões importantes na história da resistência à ditadura, na retomada da democracia brasileira e na construção de direitos sociais, sendo sempre um espaço voltado a promover educação e formação política. A sede do Instituto já se consolida como um ponto de encontro para reuniões, cursos, debates e palestras ligados à democracia, cidadania e liberdade.

MAIS DE 40 VÍDEOS NO CANAL DO YOUTUBE

Com mais de 40 filmes, entre entrevistas, palestras e podcasts educativos, o canal no YouTube Defesa.TV traz grandes nomes nacionais tratando dos principais temas da atualidade.

5 MIL TÍTULOS NA BIBLIOTECA

A biblioteca do Instituto Edésio Passos, contando com um acervo de mais de 5 mil títulos de direito, justiça e democracia, está disponível para consultas no local e empréstimos, fomentando o desenvolvimento de pesquisas e projetos nesta área.

Próximo Projeto