O movimento "Óleo Não Se Mistura" é resultado da concretização de um projeto que concorreu com outras 155 propostas inscritas no edital da Fundação Banco do Brasil e BNDES, conquistando o 3º lugar geral e o 1º lugar na região Sul. Além disso, conta com o importante apoio do Ministério Público do Paraná e da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR).
O Brasil produz cerca de 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano, substâncias com potencial poluente sem precedentes. No entanto, menos de 1% dessa produção é destinada à reciclagem.
Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Ainda assim, todo mês mais de 200 milhões de litros de óleo usado são descartados de forma incorreta em rios e lagos. O resultado é a morte da biodiversidade, o agravamento da crise climática e graves consequências às cidades, como um exagerado aumento no quadro de enchentes.
Os objetivos da ação "Óleo Não Se Mistura", iniciativa do Instituto Lixo e Cidadania, são incrementar a renda dos catadores de materiais recicláveis e diminuir a pegada ambiental causada pela destinação incorreta do óleo.
Tanto quanto o papelão ou o alumínio, o óleo é um componente reciclável que pode, perfeitamente, ser renovado a partir de seu beneficiamento. Porém, em grande parte dos casos, é apenas despejado pelo ralo, contaminando leitos d'água, solo e danificando as redes de esgoto.
Construindo uma usina de biocombustível
Como conclusão sustentável, todo o óleo coletado será transformado em biocombustível e sabão, em uma usina gerida pelos próprios catadores e catadoras em modelo cooperativo. Como um processo autônomo, há a preocupação em garantir o aproveitamento total de um material por quem mais entende de reciclagem, indo além da transformação em energia limpa. O óleo é transformado em renda, educação e dignidade para os catadores e catadoras que comercializam os produtos desse beneficiamento.
A partir da comunicação relacionada da ação, condomínios, bares e restaurantes foram cadastrados como participantes da coleta gratuita, e, finalmente, foi possível contribuir para a diminuição da poluição severa causada pelo óleo na natureza.
Vamos juntos? Tem um bar ou restaurante e ainda não está participando? Basta fazer sua inscrição no formulário disponível no site:
Participe dessa rede e ajude a espalhar a conscientização sobre a reciclagem de óleo:
Reciclagem como grande fator de transformação social
Óleo não se mistura
ILIX
Advocacy, Comunicação e operação
Em todas as mídias, em todos os lugares
O projeto prevê a aquisição de equipamentos para montar uma usina de biocombustível gerida por cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis