top of page

Tendo como referência outras premiações nacionais bem sucedidas, o Prêmio MPT Pró-Catador Paraná tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva em todo o estado, avaliando, reconhecendo e premiando os municípios com as melhores práticas de reciclagem e inclusão sócioprodutiva de catadoras e catadores de materiais.


A iniciativa é conduzida pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná e pelo Fórum Lixo e Cidadania - um espaço de planejamento e implementação de ações de combate à erradicação do trabalho infantil, apoio e fortalecimento ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis e à erradicação dos lixões. O Fórum congrega mais de 100 entidades parceiras.


Além de reconhecer as cidades com as melhores iniciativas, o prêmio também é uma ferramenta educativa aliado a outras iniativas como a campanha Vamos Separar Sem Parar, através das quais a população pode ter acesso a mais informação sobre a importância da reciclagem e como fazer a separação correta de resíduos recicláveis. As catadoras e catadores de materiais recicláveis se beneficiam, pois, por meio da contratação das associações e cooperativas pelas Prefeituras, a reciclagem passa a gerar renda direta e desenvolvimento para todas essas famílias.


Além disso, o Prêmio avalia os Indicadores de Sustentabilidade da Coleta Seletiva baseados em material desenvolvido pela FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. O resultado vai gerar um índice que o município pode usar, tanto para divulgar sua boa prática, quanto para incrementar seus sistemas de Coleta Seletiva Solidária, apresentando assim uma melhora real baseada em índices sólidos e reconhecidos nacionalmente.


O lançamento do prêmio contou com a participação de diversas cidades do Paraná, como Piraquara, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, Campo Grande, Colombo, Assis Chateaubriand, Tibagi, Fênix, Piên, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Guaratuba, Antonina, Castro, Paranaguá, Ilha dos Valadares (Paranaguá), Matinhos, Ponta Grossa, Jandaia do Sul, Maringá, Pinhais, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Doutor Ulysses, Curitiba e até mesmo do interior de São Paulo e Santa Catarina, e muito mais. Algumas das entidades e instituições que estiveram presentes: IBAMA, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Copel, IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, APREAA, Adapar, Emater, Aeroporto Internacional Afonso Pena, UFPR, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná e outras.

Foram mais de 30 municípios inscritos.


Confira como foi a primeira edição do prêmio e os municípios vencedores. Cadastre-se para receber novidades sobre a segunda edição.


www.lixoecidadania.com.br

facebook.com/instituto.lixoecidadania

instagram.co

Prêmio MPT pró-catador Paraná

Catadores de esperança

Ministério Público do Trabalho

Comunicação e operação





Em todas as mídias, em todos os lugares

Um reconhecimento aos municípios com as melhores práticas de coleta seletiva e inclusão sócio-produtiva de catadoras e catadores. Só de participar, toda a sociedade já sai ganhando.

Resultados

bottom of page