Em 2019 Curitiba, que já foi considerada uma cidade ecológica, pode adotar a incineração de lixo. A medida foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca.
A incineração não é apenas altamente poluente, liberando gases tóxicos e outras substâncias. Ela também prejudica o trabalho de centenas de catadoras e catadores de materiais recicláveis - os ecocidadãos - que sobrevivem da coleta e separação de resíduos. E é insustentável, pois cria uma demanda cada vez maior de lixo para ser queimado.
Por isso, a Social Ideias se uniu ao Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis - Paraná para criar a campanha Curitiba Contra a Incineração de Lixo.
Mesmo outros países que incineram seu lixo não possuem o nosso contingente de pessoas que tiram seu sustento da reciclagem. Os ecocidadãos, ao mesmo tempo, são responsáveis por manter a cidade limpa, impedir enchentes, proteger rios e oceanos da contaminação por plásticos e muito mais. Colocar em risco sua sobrevivência não é apenas um retrocesso, mas uma solução cruel e desumanizada, que não se preocupa com as consequêncais a longo prazo para a população e o meio ambiente.
Curitiba quer e pode reciclar muito mais lixo, gerando renda e promovendo a inserção social e produtiva das catadoras e catadores de materiais recicláveis.
A campanha pretende levar à população conhecimento acerca do trabalho desenvolvido por catadoras e catadores, os impactos negativos da incineração e a importância de se investir em políticas educativas de conservação, separação, redução, reuso e reciclagem.
Conheça o projeto e participe:
Não queime nosso futuro
Curitiba contra a incineração
MNCR
Comunicação e operação
Em todas as mídias, em todos os lugares
Curitiba quer e pode reciclar muito mais lixo, gerando renda e promovendo a inserção social e produtiva das catadoras e catadores de materiais recicláveis.