A história começa assim: Mirella Prosdócimo, que é cadeirante, é verbalmente agredida no supermercado por uma pessoa que ocupava, sem necessidade, uma vaga especial. Mirella relatou em suas redes sociais o fato de ser insultada quando reivindicava o uso de uma vaga destinada a pessoas com deficiência.
A história ganhou repercussão na imprensa e o fato serviu como gatilho e ali nasceu a campanha Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto.
Com um simples avatar contendo a marca da campanha, houve uma impressionante adesão, com milhares de pessoas trocando suas fotos de perfil nas redes sociais e uma explosão de compartilhamentos em menos de 48 horas. Diante dessa repercussão, foi produzido um filme simples, mas com uma ideia muito forte: fazer com que as pessoas vivessem a sensação de ter seus espaços indevidamente ocupados. Colocamos cadeiras de rodas ocupando vagas comuns e gravamos a reação dos motoristas que tentavam estacionar.
O filme teve uma impressionante repercussão e foi o fio condutor de inúmeras outras peças criadas, como cartazes, banners, posts e até uma “multa moral”: um pequeno bloco imitando uma multa, mas que cobra, na verdade, uma mudança de atitude.
Uma das campanhas virais mais importantes do brasil.
Esta vaga não é sua nem por 1 minuto
Mirella Prosdócimo
Posicionamento, Comunicação e operação
Em todas as mídias, em todos os lugares
Diversas entidades ligadas à acessibilidade na América Latina e Europa solicitaram as peças da campanha para reproduzi-la em seus países.
Resultados
Políticas públicas para acessibilidade
A campanha ganhou tanta importância que influenciou políticas governamentais de investimento em acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. Os Tribunais de Contas do país também decidiram que passariam a não aprovar contas de obras que não estivessem em acordo com as novas regras de acessibilidade, obrigando, desta maneira, que todas as obras públicas sejam acessíveis.
PAC da acessibilidade
O Governo Federal incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento um dos maiores investimentos nacionais já feitos em acessibilidade e inclusão, através de um programa de governo chamado Viver Sem Limites que teve como inspiração o Caderno de Acessibilidade entregue por Mirella e Mauricio para o Ministério da Casa Civil.
Repercussão mundial
A campanha foi citada em diversos telejornais nacionais e internacionais, jornais impressos, revistas, blogs. Mais de 15 países diferentes solicitaram permissão para uso dos materiais da campanha, inclusive o vídeo, que foi traduzido para diversos idiomas.
12 milhões de visualizações
O filme foi assistido mais de 12 milhões de vezes, contando com canais oficiais e não-oficiais.
Inúmeros prêmios
A campanha foi vencedora em inúmeros festivais, entre eles foi premiada com Campanha do Ano no Colunistas Paraná, Colunistas Brasil e Clube de Criação de São Paulo. Foi também vencedora da Yahoo Big Idea Chair, concorrendo com projetos de grande investimento como o famoso abraço do Cristo Redentor.
Secretaria da Pessoa com Deficiência
Diante da importância que a campanha alcançou, Mirella Prosdócimo foi convidada pela Prefeitura de Curitiba a dirigir a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que teve a mais ativa gestão da sua história, desenvolvendo projetos de grande importância nacional, entre eles o primeiro parque do país com brinquedos acessíveis.
Campanha ativa
Já se passaram quase dez anos e a campanha continua tendo repercussão e menções sempre que o assunto acessibilidade volta à tona na imprensa e na opinião pública.