top of page

No mercado de trabalho, quando o assédio moral se mascara sob uma ideia de competição saudável e um ambiente tóxico é justificado como avanço ou cobrança profissional, é crucial se expressar. Nesse contexto, com a pretensão de apoiar profissionais que passaram por essas situações como colaboradores do banco HSBC, uma parceria com o Instituto Declatra (Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora) foi estabelecida. A ação, fundamentalmente, é uma iniciativa de apoio a milhares de profissionais do banco HSBC, que foram submetidos a métodos de gestão pautados pelo assédio e constante humilhação.


Conteúdos promovendo a temática


Para alimentar o movimento, produzimos e divulgamos estudos sobre assédio moral organizacional, explicando quais são seus processos, suas consequências e, especialmente, revelando uma investigação sobre os casos do HSBC em Curitiba.


Em uma série de videodocumentários, feitos a partir de diversas entrevistas, um conteúdo com depoimentos verdadeiros, confessionais e relatos de pessoas que sofreram diariamente com os métodos de assédio no trabalho foi lançado. Alguns relatos representados por centenas de profissionais que desenvolveram doenças físicas e psicológicas, resultado da rotina profissional estabelecida pelo banco, apoiaram e integraram o material. Para este projeto, o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região foi de suma importância.


A partir desse conteúdo, um amplo movimento contra a toxicidade no mercado de trabalho foi gerado.


Posteriormente, pela saída do HSBC do Brasil e sua venda ao Bradesco, o movimento adota o nome de Vítimas do Bradesco. Passando, então, a denunciar casos de assédio moral organizacional dessas e de outras instituições bancárias, em uma constante campanha por um ambiente de trabalho saudável.


Resultados


CONSCIENTIZAÇÃO


Através de materiais impressos, digitais, filmagens e infográficos, a campanha ajudou a traduzir, para milhares de pessoas, os dados obtidos a partir de um profundo estudo técnico e científico conduzido por uma equipe multidisciplinar do Instituto Declatra.


DENUNCIANDO ABUSOS


Os depoimentos colhidos, quando postados nas redes sociais, foram visualizados e engajados mais de 200 mil vezes, sem contar visualizações em canais não oficiais e compartilhamentos. As denúncias, finalmente, causaram grande impacto nacional, gerando repercussão midiática para o tema.


Saiba mais em: 

facebook.com/vitimasdobradesco

Você é uma vítima do assédio moral organizacional?

Relatos verdadeiros de vítimas do HSBC

Instituto Declatra

Comunicação e operação, Advocacy














Em todas as mídias, em todos os lugares

Amplificando a voz de milhares de pessoas afetadas pelo assédio moral

Resultados

CONSCIENTIZAÇÃO


Através de materiais impressos, digitais, filmagens e infográficos, a campanha ajudou a traduzir, para milhares de pessoas, os dados obtidos a partir de um profundo estudo técnico e científico conduzido por uma equipe multidisciplinar do Instituto Declatra.


DENUNCIANDO ABUSOS


Os depoimentos colhidos, quando postados nas redes sociais, foram visualizados e engajados mais de 200 mil vezes, sem contar visualizações em canais não oficiais e compartilhamentos. As denúncias, finalmente, causaram grande impacto nacional, gerando repercussão midiática para o tema.

bottom of page