Fórum Lixo e Cidadania • Campanha

Vamos Separar
Sem Parar

Sua cidade
gera lixo ou
gera renda?

 

A campanha VAMOS SEPARAR SEM PARAR é a primeira iniciativa estadual por uma cultura de separação responsável e solidária dos resíduos recicláveis, ou seja, com o envolvimento das associações e cooperativas de catadoras e catadores.

É uma iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho no Paraná para ser aplicada em qualquer cidade nao só do estado Paraná, mas também em todo o Brasil. Todas as peças estão disponíveis para download e prontas para divulgação nos diversos meios, tanto nas mídias digitais, eletrônicas quanto impressas.


A iniciativa tem como objetivo fornecer material de qualidade, informativo e didático para incentivar a coleta seletiva solidária nos municípios, não apenas incentivando a separação de lixo correta, mas principalmente a contratação de cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, gerando benefícios sociais e econômicos para toda a sociedade. 

No Paraná, já são mais de 30 cidades que participam dessa campanha, além de outras no Brasil, como o Distrito Federal. Entidades, instituições, ONGs e cooperativas também já se inscreveram e solicitaram as peças para fazer divulgação interna sobre a importância da reciclagem nos locais de trabalho e convivência.

Nessa campanha, preferimos dar o protagonismo total às proprias catadoras de materiais recicláveis, trazendo o conteúdo de forma direta e simples para o espectador e possibilitando a essas trabalhadoras uma experiência com a gravação de documentários, formas de abordagem de conteúdos, além de suas proprias exposições na mídia e redes sociais. Afinal, mais do que catadoras e catadores, essas pessoas são agentes do meio ambiente.

A campanha Vamos Separar Sem Parar é uma ferramente educativa aliada a outras iniciativas, como o Prêmio MPT Pró-Catador Paraná, através das quais a população pode ter acesso a mais informação sobre a importância da reciclagem e como fazer a separação correta de resíduos recicláveis. 

Se você também quer adotar esta campanha para conscientizar as pessoas, seja em sua empresa, instituição, ONG, escola ou município, acesse o site e entre em contato.

lixoecidadania.com.br

facebook.com/instituto.lixoecidadania

instagram.com/institutolixoecidadania

Assista ao comercial

Assista aos filmes

O material reciclável que você separa vira renda, cidadania e desenvolvimento para muita gente.

Próximo Projeto