O Hospital Evangélico de Curitiba, que registra mais de 1 milhão de atendimentos por ano e que tem 95% de sua capacidade destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos maiores hospitais filantrópicos do Paraná. Além disso, é o Hospital detentor do único centro de queimados no Paraná, reconhecido nacionalmente pelo tratamento a gestantes de alto risco, pessoas queimadas, cirurgias intrauterinas, maior banco de pele humana do Brasil e um dos maiores bancos nacionais de leite humano.
Apesar de tudo isso, a instituição, após empecilhos com questões econômicas, contraiu uma dívida de cerca de 300 milhões de reais. Um plano de recuperação teve início em dezembro de 2014, com a intervenção judicial do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).
Hospital Evangélico, Vida Nova
O MPT-PR, a partir do plano de recuperação do hospital, uniu-se à Social Ideias para conduzir e coordenar um projeto de advocacy, articulando atores sociais como imprensa, poder público, empresas e a sociedade civil para a revitalização do hospital.
Inicialmente, o foco foi reconquistar a autoestima interna do Hospital e seu público. O envolvimento da comunidade no plano de recuperação, que ganhou o nome de Hospital Evangélico Vida Nova, foi quase instantâneo.
A Associação
A criação da Associação Independente e Laica Amigos do Hospital Evangélico, em fevereiro de 2017, foi determinante para ativar o apoio populacional ao projeto. Ativa até hoje, a associação é um canal para a sociedade apoiar o Hospital, de diferentes formas.
Após o lançamento da Associação e a envolvência de poder público, setor produtivo e sociedade civil em apoio à instituição, o hospital obteve respaldo da Caixa Econômica Federal. Uma arrecadação de fundos destinados aos novos projetos de reestruturação física do hospital em conjunto com parcerias externas ainda acontece.
Acesse e conheça o projeto:
Como salvar um dos mais importantes hospitais filantrópicos do país
Vamos ser amigos?
Hospital Evangélico Curitiba
Advocacy
Em todas as mídias, em todos os lugares
Envolver a sociedade, empresas e órgãos públicos em um plano de recuperação para o Hospital Evangélico de Curitiba.
Resultados
Mais de R$ 350 mil arrecadados para o setor de queimados
A Festa Beneficente Casa Cor 2018, promovida pela Associação Independente e Laica dos Amigos do Hospital Evangélico, arrecadou cerca de R$375 mil, entre convites vendidos e doações feitas por empresas e personalidades. Os recursos foram investidos em melhorias no setor de queimados do Hospital, especialmente na ala pediátrica, com compra de equipamentos modernos para remoção de pele importados da Alemanha, além de insumos necessários para o dia a dia do setor. O evento, realizado na abertura da mostra Casa Cor em Curitiba, foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Madero e Faculdade Ilapeo, além de diversas empresas, pessoas e apoiadores que doaram serviços ou produtos.
Quatro grandes projetos
Com o objetivo de proporcionar aos usuários do SUS condições de estrutura excelentes, a arrecadação busca viabilizar quatro grandes projetos de reestruturação e ampliação: o Pronto Socorro Resolutivo, a UTI NeoNatal, o Ambulatório Interdisciplinar e o Centro Cirúrgico de Alta Complexidade. Mais de 150 doações já aconteceram, e as obras da UTI NeoNatal foram realizadas, dobrando sua capacidade.
Rede de apoiadores
Além da Caixa Econômica, que apoia por meio das entidades Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-PR), Associação de Gerentes da Caixa Econômica Federal (AGECEF-PR) e Associação dos Economiários Aposentados do Paraná (AEA-PR), diversas instituições estão aderindo à iniciativa, e estão mobilizadas em prol do Hospital Evangélico. A Rede de Supermercados Condor oferece apoio financeiro, a Risotolândia oferece parte da alimentação gratuita para o Hospital e as gráficas Capital e Grupo CB oferecem materiais impressos.
Doação de mídia
Além da mídia espontânea gerada com o lançamento da Associação, com mais de 30 matérias tratando das dificuldades e do novo projeto do Hospital, vários veículos se dispuseram a doar espaços de publicidade de forma totalmente gratuita. A RPC, afiliada da Globo no Paraná, os jornais Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná e as rádios Mundo Livre FM e 98 FM são alguns desses apoiadores. Além disso, o campeão de vôlei Emanuel Rego gravou um filme de apoio ao Hospital, veiculado na Globo local. O filme foi produzido de forma voluntária pelas produtoras Deiró Filmes e Toro Áudio.
A campanha está em andamento, captando recursos para o Hospital.
Faça uma doação de qualquer valor através da Caixa Econômica Federal, agência 1524, operação 003, conta 3576-5.